Caboclinhos de Goiana-PE
Goiana é uma cidade exatamente entre Recife e João Pessoa com uma cultura tradicional não apenas com os Caboclinhos, mas também com muitas outras manifestações populares como as Pretinhas do Congo que nesse ano será um outro Tópico do Carnaval de Pernambuco com Aruenda, que era uma forma de Maracatu ou Congado e que se formos mais atrás ainda, pois na cidade tem uma grande Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, Maracatus Rurais e os Terreiros de Jurema e Candomblês, mas o mais forte sem duvida são os Caboclinhos que são muitos. Eles têm uma batida bem espífica que é mais forte, mais poderosa, uma dança também mais rápida.
Conhecida como a “Terra dos Caboclinhos”, Goiana, na zona da Mata de Pernambuco, mais uma vez é pólo do Carnaval do Estado. Inicialmente habitada por índios Caetés e Potiguares, Goiana abriga os grupos mais tradicionais de Caboclinhos de Pernambuco. Entre eles, o Caetés, Sete Flechas, Canindé e Tabajara.
Muito além da dança de passos rápidos, dos acessórios coloridos e da música leve para os ouvidos, os caboclinhos têm uma vasta tradição religiosa. Os trajes alegres, repletos de plumas, bordados em lantejoulas, colares cheios de cor e as cabaças na cintura, escondem a crença e a fé que há em toda essa tradição. Nela, misturam-se os resquícios da cultura afro com a essência da indígena. As mãos munidas de arcos e flechas rememoram os seus guerreiros. Na mente, está sempre o respeito pelos antepassados e as homenagens aos guias espirituais que abençoam o carnaval de cada caboclinho. Os integrantes dos caboclinhos desfilam com um arco e flecha nas mãos dando o ritmo da música, tocada sempre por um pífano, ganzá e caixa de surdo. A dança representa o ritual da caçada indígena, caracterizada por saltos e trocas de pés. Fora isso, o município de Goiana conta com diversos blocos, mantendo o Carnaval da Cidade como uma das festas mais animadas de Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário